Temporal causou destruição de ponte, enchente e desalojamento de famílias em Corguinho
- Radio Deixe me Viver

- há 11 horas
- 3 min de leitura

Moradores da área rural de Corguinho, município localizado a cerca de 100 quilômetros de Campo Grande, enfrentam severos danos provocados por uma chuva histórica que acumulou 315 milímetros em 72 horas. Nesta quinta-feira (5), a prefeitura realiza o levantamento dos estragos, registrados principalmente nas estradas vicinais. Diante da situação, o município decretou estado de emergência.
Famílias atingidas pela enchente na região de Taboco, área rural entre Rio Verde e Corguinho, fazem um apelo por doações de alimentos, kits de higiene e roupas femininas e masculinas. O grande volume de chuva elevou o nível do rio, deixando diversas casas submersas e moradores desalojados.
Segundo o prefeito Márcio Novaes Pereira (MDB), conhecido como Barrinha, as estradas vicinais estão intransitáveis, o que deixou comunidades rurais isoladas. O prefeito informou ainda que equipes da prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil, estão em campo realizando o levantamento dos danos e avaliando as medidas emergenciais necessárias.
A força da água também provocou a destruição de uma ponte na região, que foi arrastada pela correnteza, comprometendo ainda mais o acesso às propriedades rurais e o deslocamento dos moradores. Rio transbordou em trecho de ponte na MS-080, entre Corguinho e Rochedo. Vídeo gravado mais cedo mostra a água tomando conta da pista na região da Fazenda Santa Luzia.

Também na MS-080, a rodovia está interditada no perímetro de Rio Negro, cidade a 153 quilômetros de Campo Grande. A interdição foi feita na noite desta quarta-feira (4). Duas pontes da rodovia foram interditadas devido ao transbordamento dos rios causados pelas constantes chuvas dos últimos dias.
Uma das pontes é sobre o Rio do Peixe e a outra é a ponte do Córrego Garimpo. A ponte sobre o Rio do Peixe fica próximo ao trevo da MS-080 com a MS-430, saída para São Gabriel do Oeste.
Já outro vídeo mostra a ponte sobre o Rio Taboco sendo levada pela força da água devido às chuvas nesta quarta-feira (4), na MS-352, em Corguinho.
Nas imagens, é possível assistir ao momento em que a força da água leva a ponte. A MS-352 dá acesso ao Distrito do Taboco. O nível do rio subiu tanto que deixou casas totalmente submersas. Ruas e estradas também foram tomadas pela água.
Morador do distrito Fala Verdade, um encarregado de produção de 37 anos relata que vive há 15 anos na região e enfrenta a situação pela primeira vez. O Rio Aquidauana passa aos fundos da propriedade onde mora. “Está chovendo desde domingo (1º). O rio está subindo muito rápido e está invadindo as casas”, descreve.

Nas imagens enviadas ao canal Fala Povo Midiamax, é possível observar a força da correnteza. O volume da água alcança áreas mais altas da propriedade. A Defesa Civil foi acionada. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a região soma 315 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, sendo 63% acima do esperado para fevereiro.
Trabalhador da região, Guido Schmitz reforça que as estradas vicinais próximas a Corguinho estão intransitáveis. A estrada que liga a região do Taboco ao município de Rio Negro foi “engolida” pela água após a destruição da barreira do córrego Santo Onofre.
“Na região da Fazenda Santo Onofre, que é área pantaneira e faz divisa com Rio Negro, a situação está bem feia. Estávamos trabalhando na manutenção da internet, mas não tem como acessar os locais, pois tudo está ilhado. Na Estrada do Pantanal, a 10 km de Rio Negro, está tudo alagado”, relata.
Moradores relatam que não houve tempo de tirar pertences dos imóveis e famílias perderam tudo. “Enchente do Rio Taboco, é só Deus na causa. Já tá inundando um monte de casa. Que Deus tenha piedade”, desabafa uma moradora.
Filha de dois moradores da região, Elaine conta que não é possível mensurar as perdas ainda, inclusive de animais. Na propriedade, vivem gatos, galinhas, patos, angolas e porcos. “A água levou alguns, não sabemos o quanto.”
Na casa dos pais dela, vídeo mostra apenas o telhado da varanda para fora da água.
Segundo a comunidade, há quatro pontos de coleta de doações:
Subprefeitura de Taboco
Contatos: Jane – (67) 99961-6822 ou Zé Medina – (67) 98154-2533
Prefeitura e Câmara de Corguinho
Contatos: Glaucy – (67) 99805-8860 ou Bruno – (67) 98155-3703
Rochedo
Setesc, Loja Cravo & Canela ou Casa da vereadora Cleia
Rio Negro
Avenida Antônio Coelho Neto, nº 560, Centro
Contatos: Walter ou Renata
Com informações do Midiamax




Comentários