top of page

Ministério da Saúde lança curso gratuito sobre cuidado ao recém-nascido e à mulher no puerpério

  • Foto do escritor: Radio Deixe me Viver
    Radio Deixe me Viver
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Bebê recém-nascido – imagem ilustrativa. (Foto: Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Bebê recém-nascido – imagem ilustrativa. (Foto: Madu Livramento, Jornal Midiamax)

O Ministério da Saúde lançou um curso gratuito com foco no cuidado ao recém-nascido e à mulher no puerpério, voltado a gestores e profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde), do SUS (Sistema Único de Saúde).


Promovido em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a formação é on-line e oferece conteúdos práticos para o dia a dia dos serviços de saúde. As inscrições estão disponíveis na plataforma UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), com 15 mil vagas disponíveis até novembro de 2026.


Conforme o Ministério, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o cuidado integral e qualificado desde os primeiros dias de vida do bebê, etapa fundamental para a saúde da criança, da mulher no puerpério e de suas famílias.


Por isso, auxilia no gerenciamento precoce de fatores de risco e na prevenção de doenças, reunindo, também, conteúdos baseados em diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde).


Ao longo da formação, são abordados temas como acolhimento, vínculo, avaliação do estado de saúde, planejamento do cuidado e trabalho em equipe multiprofissional e intersetorial.


O curso também aprofunda a importância da atenção integral e integrada ao recém-nascido entre o 3º e o 5º dia de vida e à sua família, destacando o papel estratégico da atenção primária nesse processo.


Fazem parte do conteúdo:

  • atendimento de forma sistematizada, contemplando o cuidado ao recém-nascido, à mulher/pessoa no puerpério e à amamentação;

  • identificação de sinais de alerta e estratificação de risco do recém-nascido e da família, com proposição de intervenções precoces;

  • reconhecimento da importância da família e da rede de apoio para a saúde da criança e da mulher/pessoa no puerpério;

  • valorização da visita domiciliar na primeira semana de vida e os passos para realizar a ação.


Midiamax

Comentários


bottom of page