Pousada construída em meio aos paredões de arenito rosa da Furna do Morro Paxixi, no Distrito de Camisão em Aquidauana, há 120 quilômetros de Campo Grande, é o pedacinho de terra que o advogado Vandir Aniceto, 44, adquiriu para realizar o sonho de se mudar com a família de Fernandópolis, no interior de São Paulo, para o interior de Mato Grosso do Sul, e conquistar o privilégio de poucos: ter o som das árvores e aves nativas do Pantanal como despertador pela manhã.
Vandir conta que conheceu e se apaixonou pelo local em 2010, após visitar um parente que trabalhava em uma fazenda na região. Desde então, se tornou um “sonho particular” dele e da família ter um pedaço de terra no morro.
Este sonho começou a virar realidade aos poucos. Vandir relata que começou a arrumar clientes em Aquidauana, e vir uma vez por mês a Mato Grosso do Sul para fazer o atendimento. A propriedade foi adquirida pelo advogado há cerca de 3 anos, mas ele e a família só se mudaram para o Estado em 2023.
A chácara possui cerca de 12 hectares, sendo 80% de mata nativa intacta, além de acesso a mirantes, cachoeiras e trilhas. A propriedade fica no Corredor Turístico do Morro Paxixi, dentro da APA (Área de Preservação Ambiental) da Estrada Parque Piraputanga em Aquidauana.
Ao meu ver, [o Morro do Paxixi] é uma das mais belas criações que Deus fez. Tenho o privilégio de acordar ouvindo o cantar das araras, pássaros preto, bem-te-vis, siriemas, canarinhos, mutuns e dormir ao som dos grilos e coaxar dos sapinhos do lago. Já viajei o Brasil todo. Conheço todas as capitais, e posso dizer, sem dúvidas, que esse é um dos locais mais lindos que eu já tive o prazer de conhecer. É um privilégio poder viver isso aqui”, declara Vandir.
“Menina da Serra” - Inicialmente, a ideia era apenas ter um cantinho em meio à natureza para descansar, mas Vandir conta que passou a notar o interesse do público pelo ecoturismo crescer, então no ano passado, ele e a esposa, Andressa Aniceto, 44, decidiram abrir uma pousada para receber os viajantes. Assim nasceu a Chácara Menina da Serra, que leva esse nome em homenagem à filha do casal, Valquíria, de 10 anos.
Ainda em construção, atualmente a pousada tem cinco quartos, com previsão do espaço expandir para 12 acomodações até o final de 2024. Os quartos são construídos com pedras nativas da região e possuem camas box, banheiro privativo, ar-condicionado, ventilador, televisão, frigobar e internet. A propriedade também possui área com piscina.
Os hóspedes e visitantes da chácara também têm oportunidade de desfrutar de um passeio de buggy, que a família apelidou de “PaxixiBuggy”, que são passeios com roteiros predeterminados com guias treinados, cujo percurso percorre mirantes, cachoeiras, pontos turísticos e trilhas do Morro do Paxixi. O passeio é pago à parte da estadia e tem seguro para acidentes.
O local só recebe visitas agendadas e oferece café da manhã para os hóspedes, com bolos, chipas, pães, tortas, frutas, doces, sopa paraguaia, café e leite. Para o almoço, Vandir explica que está construindo um restaurante na chácara, mas para não deixar os turistas na mão, a chácara possui parceria com restaurantes do Distrito de Camisão e Piraputanga, que ficam próximos à propriedade.
A pousada funciona há apenas um ano, mas já é cheia de boas histórias para contar. De palco para comemorações especiais a visita de artistas nacionalmente conhecidos, Vandir conta que os quintais da propriedade já foram cenário de pedidos de casamento no pergolado localizado de frente para o lago, aniversários com moda de viola em volta do fogo de chão e até comemoração de bodas de ouro em volta da piscina.
Mas o maior motivo de orgulho, segundo o advogado, foi a visita do ator Alexandre Nero, famoso pelo papel do “Comendador”, da novela Império, que rendeu elogios do artista à sopa paraguaia servida na chácara. “Ele ficou encantado e disse que foi uma das coisas mais maravilhosas que já tinha comido, o que para nós é um grande motivo de orgulho”.
Do Campo Grande News
Comments