Jogando diante do seu torcedor no estádio Laertão, o Costa Rica Esporte Clube garantiu a classificação para a segunda fase do Brasileiro Série D após empate contra o São José (SP) na última rodada da fase de grupos.
A Cobra do Norte avançou com a quarta melhor campanha do grupo 7, com 21 pontos conquistados em 14 rodadas. Estando no considerado "grupo da morte" o representante do Estado enfrentou pelo caminho equipes do interior paulista, Minas Gerais e do Paraná.
Com a conquista da classificação, o Costa Rica se tornou o primeiro clube do Mato Grosso do Sul que avançou para a 2ª fase da competição em duas edições (2022-2024).
A classificação do CREC foi decidida na última rodada do grupo, mesmo podendo depender de sí mesmo para chegar na segunda fase, caso conseguisse uma vitória contra o São José, o Costa Rica ficou no empate sem gols (0x0) jogando em casa. O resultado foi o suficiente para a Cobra do Norte se manter na zona da classificação devido a derrota de 1 a 0 do 5º colocado Santo André, que necessitava vencer o líder do grupo, o Maringá (PR).
Nos 14 jogos disputados pelo Costa Rica na primeira fase, o CREC venceu seis jogos, empatou 3 e perdeu cinco partidas.
A campanha também foi marcada pela troca de treinadores, pelo caminho, três técnicos comandaram o representante do Estado na 1ª fase. Apesar de iniciar a campanha sem vencer e marcar gols nas três primeiras rodadas, a saída do treinador Gian Rodrigues e chegada do Alan George colocou o Costa Rica no caminho das vitórias.
Com o Alan George a equipe venceu a maioria das partidas, sendo duas delas contra o Água Santa, 2 a 0 em Diadema (SP) e 2 a 1 no município de Costa Rica.
No auge da campanha, após uma vitória de 3 a 0 na Patrocinense (MG) que deixou o CREC na 3ª colocação do grupo, o técnico Alan George comunicou a diretoria do Costa Rica que deixaria o cargo, alegando problemas familiares.
Pensando em manter os bons resultados, o Costa Rica chamou de volta para uma segunda passagem no clube, o treinador Rogério Henrique. A escolha vem dado certo, já que o elenco manteve o bom desempenho vencendo dois jogos importantes nas últimas quatro rodadas.
Nesta longa caminhada o Costa Rica marcou e 16 gols e sofreu 17, o artilheiro da equipe na Série D é o meia Roberto Baggio com três gols, junto com os atacantes Joelson e Lopeu que têm dois gols cada.
O adversário do Costa Rica na segunda fase da Série D será o primeiro colocado do grupo 8, o Cianorte, o time do Estado do Paraná terá a vantagem de decidir a classificação no seu mando de campo. O primeiro confronto acontece em Mato Grosso do Sul no próximo final de semana.
Na primeira fase, os 64 clubes foram divididos em oito grupos de oito participantes. Em cada uma das chaves, os quatro primeiros se classificaram para a segunda fase do torneio, que vai reunir 32 clubes. Depois, os 16 que avançarem vão para as oitavas de final.
A partir das quartas de final é disputado os jogos do acesso, quando os quatro clubes classificados desta fase vão para as semifinais e se garantem na Série C do Brasileiro de 2025. Depois das semifinais, as finais decidem o campeão do campeonato.
Em 2022 o Costa Rica disputou pela 1ª vez o Brasileiro Série D, conseguindo chegar na 2ª fase na 3ª colocação no grupo 5, que foi disputado contra equipes do centro-oeste do país.
Na 2ª fase o CREC foi eliminado na época pelo Bahia de Feira, empatando em 0 a 0 no primeiro confronto, e perdendo de 2 a 1 na partida de volta.
Com informações do Correio do Estado
Комментарии