Os combates aos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul chegaram a marca dos 110 dias nesta terça-feira (30) com combate de quatro focos de incêndios ativos, segundo boletim da Operação Pantanal, divulgado nesta manhã.
O documento traz informações sobre os combates direcionados do Corpo de Bombeiros, que atuam em dois incêndios que tem difícil acesso. Ao sudoeste do Pantanal, na região da Nhecolândia, próximo à fazenda Tupaceretã, as equipes combatem um extenso foco de incêndio que afeta a região.
Outro local onde está sendo realizado o combate direto é próximo à fazenda Santa Sofia, com focos ativos e de difícil acesso. A área próxima a Rio Verde voltou a enfrentar focos de incêndio. A equipe realiza a avaliação da região e as condições locais para iniciar imediatamente as ações de combate.
O foco de incêndio identificado nas proximidades da fronteira entre Bolívia e Mato Grosso do Sul continua em estado de alerta. Em razão das fortes rajadas de vento dos últimos dias, o foco adentrou o território brasileiro.
Na segunda-feira (29) uma aeronave de asa rotativa levou uma equipe de bombeiros para dar apoio aos brigadistas no local. Além dessas regiões, quatro áreas de alerta permanecem sob monitoramento: nas regiões do Forte Coimbra, Porto Murtinho, Rabicho e Porto da Manga.
Em Corumbá, foram identificados diversos focos de incêndio na área de morraria, porém, a dificuldade de acesso e a dispersão dos morros prejudicam o combate. Para enfrentar a situação complexa, uma equipe especializada foi deslocada exclusivamente para essa região, para coordenar um ataque mais eficaz e rápido.
Com informações do Mídiamax
Comments